Loulé Design Lab

 

O Loulé Design Lab é um projeto da Câmara Municipal de Loulé e está situado no Convento do Espírito Santo, em Loulé. Este projeto tem como objectivo apoiar activamente ideias e projectos na área do design aplicado à cultura local, contando com a sinergia de uma rede alargada de parceiros.

O Loulé Design Lab é um laboratório de criação, investigação e experimentação, onde são disponibilizadas condições para a formação e fixação de uma comunidade criativa.
O eixo de ação é o design, com forte ligação à cultura local e em rede global com outras instituições e projetos de referência.

As principais linhas programáticas são o acolhimento e a incubação de criadores em espaços de coworking, oficinas partilhadas e showroom; a promoção de projetos de investigação aplicada à produção local; um laboratório de criação e desenvolvimento de produtos; uma rede de oficinas parceiras e uma programação regular com residências artísticas, workshops, conferências e exposições.

Residências Criativas

Organizamos e/ou apoiamos residências criativas que permitam gerar novos produtos e oportunidades de produção para os artesãos; introduzir melhorias na produção local; promover a qualidade da oferta; atrair novos atores e dinâmicas.

Workshops

Apoiamos os residentes do Loulé Design Lab a conceber e promover experiências criativas abertas ao público geral, visitantes, turistas e escolas.
 Organizamos um programa de workshops em parceria com outras entidades para aperfeiçoar ou aprender novas técnicas ligadas ao design making.

Conferências

Promoção de momentos de debate e reflexão em torno de vários temas: design thinking, design social, design colaborativo, património imaterial, consumo local, projetos de sucesso, estratégias de inovação.

Eventos de networking

Dinamização de uma rede de agentes e reforço da comunidade criativa.
1. Momento de partilha “sharing-talks” entre residentes ou com outras iniciativas
2. Conversas com convidados: experts, criativos, projetos
3. Tours reais e virtuais a casos de referência
4. Showrooms para apresentação e demonstração de projetos e produtos

Exposições e Mostras

Mostramos ao público o que fazemos de melhor e o que se faz de interessante no mundo criativo.

Promovemos:

1. Exposições dos residentes, incubados e de convidados
2. Mostras/demonstrações
3. Eventos pop-up
4. Intervenções artísticas