RESIDENTES

A crescente comunidade criativa do Loulé Design Lab conta hoje com 29 projectos em residência no Palácio Gama Lobo, dedicados ativamente ao desenvolvimento das suas ideias, à experimentação de novos materiais e técnicas, à procura de novos parceiros e colaboradores, e a marcar frequentemente presença em diferentes eventos como factor de promoção e divulgação.

Andana

Ondina Santos, Filipa Martins e Ana Guerreiro

Andana, surge da expressão “Estás cá com uma andana”, que significa que a pessoa está ousada na sua indumentária. Esta linha de acessórios e malas desenvolve padrões com inspiração na cultura tradicional Portuguesa e na interculturalidade adquirida com a expansão marítima portuguesa para aplicar em tecidos a partir dos quais nascem os seus produtos. Pretende ainda e com ousadia misturar diferentes técnicas e materiais.

Andorinha

Mónica Ribeiro

Exaltar a saudade do ontem e do hoje, assumindo uma tradição no amanhã.
Desenvolver uma coleção de sapatos, mantendo como base o conceito do sapato de Ourelo, “sapatos de confeção caseira”, usando materiais viáveis para o projeto, de preferência locais, mantendo a história e tradição portuguesa aliada às tendências atuais.
leo.

Blowplastic

André Silva Sancho

A Blowplastic nasceu da vontade de ter a experiência do sopro de vidro sem ter os fundos necessários para isso. O plástico de base biológica (PLA) é o material principal, sem gases tóxicos, fácil de usar, baixo custo, reutilizável, reciclável, leve e resistente. Foram desenvolvidos 3 moldes não convencionais, um conceito situado no limite entre a indústria e o artesanato, com resultados na fronteira entre a arte e o design.

Brecha

Samuel Santos

O projecto “Brecha” tem como objectivo a utilização da pedra da região algarvia numa colecção de objectos que personificam a região, as gentes, as tradições e a arquitectura com recurso às técnicas e saberes locais.

Cadeira A Algarvia

Laura Carlos

O protótipo da cadeira de repouso “A Algarvia” será durante esta residência melhorado em termos de conforto e de engenharia de produção com vista à sua comercialização. Esta cadeira apresentará algumas variantes, incorporando nos seus elementos diferentes materiais, técnicas artesanais, reflexos da cultura local. Laura Carlos iniciou este projeto em 2015, numa residência Design & Ofícios e dará agora continuidade ao mesmo no Loulé Design Lab.

DLUSA

Margarida Santos

O projeto DLUSA consiste no design de tapetes e tapeçarias, executados em tecelagem tradicional, na técnica do ponto de nó (Beiriz).

Procura a sua inspiração nos grafismos das platibandas de casas tradicionais algarvias, nas cores da arquitetura mediterrânica e na decoração geométrica de raiz vernacular. Também a criteriosa selecção das matérias-primas biodegradáveis, com primazia à pura lã, confere à peça uma vertente ecológica.

Para além do objecto estético, pretende-se criar uma nova linguagem visual e dinâmica, despertando no fruidor memórias e sensações, mapas mentais de interpretações múltiplas.

Dobra

Gonçalo Gama

Projecto que emprega a palma e as suas técnicas de manufactura, ou de entrelaçamento, para a criação de objectos utilitários, no dia-a-dia. Procura trazer inovação ao produto, tanto pela tipologia, como pelas mãos que o fabricam. Uma pesquisa e experimentação intensivas por todas as potencialidades da palma, nos mais diversos contextos, desde a dimensão ambiental ao impacto social, da técnica à tipologia.

Emancipação da Reciclagem

Razvan Crestin

Projeto de investigação na área da reciclagem, mais especificamente a celulose, com o objectivo de criar um sistema manual de reaproveitamento dos materiais, envolvendo as faixas etárias mais jovens. Em paralelo, educar e reciclar.

 

For Nature Design

Leni Farenzena

A ForNature Design, “móveis inspirados na natureza”, produz peças que combinam design inovador com técnicas tradicionais e materiais locais, como a olaria que trabalha o barro e a cestaria que trabalha a cana. O projeto da ForNature baseia-se em três pilares: a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento de conteúdo local e a inovação do design tradicional baseado em materiais locais.

 

Gustavino

Gustavo Arguello e Carla Martins

Gustavino é uma peça modular feita numa impressora 3D, para criar um porta-vinhos, que cresce conforme o espaço e a quantidade de garrafas. Pretende-se produzir uma nova versão com as máquinas ‘Precious Plastic’ através da recuperação de plásticos de embalagens, considerados difíceis de reciclar, numa óptica de economia circular.

Inspirações Cerâmicas

Ana Aleixo

Este projecto visa a criação, o desenvolvimento e a produção de peças artísticas e utilitárias em cerâmica e joalharia. As peças pretendem ser uma interpretação do todo que me rodeia, com especial influência de apontamentos inspiradores do nosso barrocal e litoral algarvio.

Este trabalho procura através de pesquisa e experimentação continuadas introduzir outras técnicas aplicadas à cerâmica e joalharia, procurando uma simbiose entre as variadas pastas utilizadas em cerâmica, e os metais utilizados em joalharia.

Likecork

Sandra Louro

Mobiliário e Objetos Utilitários

A marca Like Cork combina o espírito aventureiro português e o respeito pela
natureza com inovadores produtos orgânicos eco-friendly, utilizando predominantemente a cortiça, pela riqueza das suas propriedades e pela qualidade e conforto do resultado final.

Mãe Soberana

Andreia Pintassilgo

Mãe Soberana – Identidade, Turismo e Cultura, é parte integrante da investigação, experimentação e projeto final a apresentar para a obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura, da Universidade do Algarve. O objectivo é desenvolver e testar os materiais de comunicação a apresentar.

Manoli ortiz

Memória das Plantas

Estampagem Botânica

No meu atelier, na reserva natural da “Rocha da Pena”, aldeia da Penina-Loulé, rodeado por mais de 500 espécies de plantas, faço as minhas composições em tecido através de estampagens com plantas naturais,em plena comunhão e respeito pela natureza.

O projeto Memória das Plantas pretende criar uma linha de peças de decoração, utilizando em particular um arbusto muito típico no sul da Europa, “Cistus ladanifer” (Esteva).

Merkhabala

Eurico Brito

Pirogravura em madeira

A linha Merkhabala apresenta a maestria do desenho, quer geométrico ou figurativo, aliado ao rigor da técnica da pirogravura, para personalizar e produzir várias peças de artesanato em madeira.

Mess

A MESS estuda texturas no contexto físico das coisas, defendendo o reaproveitamento de materiais desprezados ou fora de prazo para produzir mosaicos multifuncionais (como revestimento e como produto). Subjacente à missão da marca, está a mitigação da pegada ecológica da indústria da construção, ao recuperar resíduos e mostrar a sua ‘verdade’, transformando-os em recursos aplicáveis nos setores da arquitetura e design de interiores.

Methods

João Carrilho

Criação de acessórios em pele criados manualmente e com edições de produção restritas a 100 peças por design. A intenção deste projeto é criar peças onde os materiais e a construção manual falem mais alto.

Com a mesma lógica de trabalho, estética e produção, pretendemos criar produtos que combinam os materiais nacionais (ex: corduaria, mármores, madeiras, latão e metais, tecelagem, etc.) com a sabedoria de artesãos e produtores locais e/ou nacionais.

Oficina Poeta Azul

Sofia Correia e Christopher Whitelaw

A Oficina Poeta Azul integra a pureza natural e a beleza antiga da cultura algarvia e portuguesa em peças que surpreendem, que avivam os sentidos, como ferramentas de devaneio.

One Love Eco Sport

Carlos Sonderblohm

Linha de produtos desportivos ecológicos, principalmente para o surf, apaixonados pelo ambiente.

O uso de materiais de baixo impacto ambiental como a cortiça, madeira de agáve, criptoméria japonica entre outras, assim como materiais reciclados, e a cuidada escolha de processos de manufactura sustentáveis, aliando tecnologia avançada com a paixão pelo artesanato são garantia da qualidade e autenticidade das diferentes pranchas de surf.

OVELHA NEGRA KNITS

Susan Sutherland

Ovelha Negra Knits é um projeto sobre a integração das tradições artesanais e sustentabilidade ​​da fiação e do tricot, no mundo contemporâneo. Inspirado no ambiente e na natureza locais, uma viagem que se inicia na tosquia da ovelha, passa pelas fiação, meadas, malhas, resultando em acessórios e artigos para a casa personalizados e exclusivos.

PAKK

Ana Rita Contente

Malas ergonómicas

O PAKK é um projeto criativo que pretende reinventar a mala pessoal convertendo-a numa segunda pele: um contentor anatómico, de design engenhoso, que resolve de forma ergonómica e esteticamente diferenciada, a necessidade de transporte de pertences de uso imediato, em modelos de bolsas atuais, práticas e confortáveis.

Pidutournée

Verónica Guerreiro e Paulo Tomé

Ecodesign

A dupla Pidutournée procura com ideias práticas e uma linguagem provocadora contribuir para um futuro sustentável. O resultado são vários objetos de design ecológico construído com materiais orgânicos locais – pedras e troncos – que se conjugam com materiais reciclados ou reutilizados – papel, cartão, vidro, entre outros. As suas peças são produzidas utilizando técnicas arcaicas e artesanais, dando origem a objetos únicos e funcionais que questionam a perceção atual do uso.

Projeto Afoita

Célia Palma

Design Ativista

Arte de Ver e Envolver a Natureza do meu Tempo in Algarve.
De linguagem independente, ativista & social, o projeto é inspirado no nosso tempo e na cultura algarvia.
A marca pretende questionar a comunidade com diferentes abordagens artísticas e sociais.

PURE belovedbynature

Marta Lourenço

As propostas de calçado e vestuário PURE nascem de uma confeção artesanal consciente que utiliza unicamente os materiais mais puros que a natureza oferece, proporcionando o conforto e a delicadeza à criança, acompanhando-a desde que nasce ao longo de todas as etapas da sua infância.

Ramalhete

Pedro Ramalhete

Objetos artesanais enquadrados numa atitude ecológica, conciliam recursos locais com novos materiais, originando objetos multifuncionais e duráveis.

Reais Presenças

Vera Lameiras e Jina Nebe

Desenvolver produtos de design aplicado e sustentável em colaboração com vários produtores do Algarve – de sal, cortiça, azulejos, cerâmica, cestaria, águas termais e vinho – e criar os respectivos canais de distribuição, é o projeto de uma artista plástica e de uma empreendedora especializada em marketing. Os cinco pilares de cada projeto serão: a utilidade, a ergonomia, a estética (a criação artística), a ligação ao Algarve e o potencial de distribuição nacional e internacional.

Regeneração

Rita Belchior

O projecto consiste na criação de impressões artesanais sobre suportes têxteis, tendo como ponto de partida elementos visuais retirados de técnicas tradicionais regionais ou locais. Pretende divulgar os métodos ancestrais representados, através da reformulação gráfica e dos meios de expressão.

Sigues

Silvia Rodrigues

Eco Jóias

A Sigues é uma marca de produtos feitos à mão com papel de jornal. Esta linha de jóias, malas, candeeiros, entre outros, pretende defender a conservação do meio ambiente através da reutilização de materiais e a sua conjugação com boas práticas de sustentabilidade.

Tapetes Esmirna

Sara Monteiro

O projeto tem por ideia base a concretização de duas coleções de tapetes inspirados na região algarvia, tanto na sua vertente decorativa – platibandas – como na sua vertente natural – ria Formosa (especialmente, mas não só). E, eventualmente, uma terceira, inspirada nos tapetes decorativos de flores de rua.

Os tapetes são confecionados exclusivamente por mim, à  mão, com agulha própria, em ponto de esmirna e sempre com produtos naturais – lãs, linho, juta.

PROJETOS ASSOCIADOS

A comunidade criativa do Loulé Design Lab acolhe ainda na sua rede os projectos associados, muito próximos e ativos, naturais parceiros para colaborações e sinergias.

Casa Brava

Julie Pereira e Marco Pinto

Linha de sabonetes, feitos através da saponificação a frio, um processo nobre já conhecido no Séc. XVII, com matérias primas portuguesas biológicas e naturais de alta qualidade, como o azeite extra virgem BIO mundialmente premiado. Paralelamente, dispomos também de uma gama de acessórios para o banho, para a cozinha e para o bem-estar. Sempre numa abordagem de total comunhão e respeito pela natureza, com materiais locais e técnicas artesanais.

Entre o sopro das oliveiras e alfarrobeiras, disponibilizamos, na Quinta Casa Brava alguns quartos para turismo rural e uma horta de permacultura.

 

Dama no Jornal

Susana Mendez

A Dama no Jornal® é uma marca de acessórios de moda, papelaria e decoração. Acessórios esses que são sempre vestidos de ilustrações onde a Dama é a protagonista. Os 10 anos da marca, concretizados neste ano de 2020, trazem uma mudança e evolução, assim como uma maior preocupação ambiental e de sustentabilidade na escolha dos materiais usados nos seus produtos.

Fios e Linhas

Margarida Cartaxo

Usando teares tradicionais, desenvolvimento de padrões e desenhos geométricos, inspirados no património e cultura locais, para aplicar em objectos têxteis de pequenas dimensões, utilizando, sempre que possível, fibras naturais e outros materiais da região, como a palma.

Followbirds

Barbara Pintar e Jordi Sábat

Followbirds é uma aplicação para smartphone, concebida como um guia de campo para atividades de observação de aves no Algarve. A aplicação irá guiá-lo até aos melhores pontos de observação de aves, disponibilizando uma lista completa das espécies existentes em Portugal e irá registar as suas preciosas observações.

Girls Love Hats

Andreia Costa

Inspirada no mar e na praia, esta linha de acessórios convida a momentos de lazer e de descontração. As cestas, chapéus, malas, decoradas com elementos naturais convidam a passeios, piqueniques ou fins de tarde na esplanada.

Phermad

Fernando Madeira

Ilustrador Freelancer. A cozinhar criatividade em diversos projectos de vídeo, animação, ilustração, banda desenhada, design, com uma grande paixão e dedicação pelo desenho e por tudo o que envolve o processo criativo.

Verde Création

Françoise Lenet

Criação de quadros e paredes com plantas estabilizadas. Todos os nossos arranjos são únicos, são feitos à mão, a partir de plantas naturais previamente estabilizadas através de um processo natural. Com as plantas estabilizadas, nós cristalizados a natureza para criar quadros intemporais totalmente naturais.