RESIDENTES

Da primeira fase de candidaturas, que teve lugar em Agosto de 2017, resultou a selecção de 10 projetos residentes, que desde Setembro do mesmo ano, tem estado a investigar, explorar, desenvolver, executar num ambiente dinâmico e produtivo.

Merkhabala

Eurico Brito

Pirogravura em madeira

A linha Merkhabala apresenta a maestria do desenho, quer geométrico ou figurativo, aliado ao rigor da técnica da pirogravura, para personalizar e produzir várias peças de artesanato em madeira.

Sigues

Silvia Rodrigues

Eco Jóias

A Sigues é uma marca de produtos feitos à mão com papel de jornal. Esta linha de jóias, malas, candeeiros, entre outros, pretende defender a conservação do meio ambiente através da reutilização de materiais e a sua conjugação com boas práticas de sustentabilidade.

Oficina Poeta Azul

Sofia Correia e Chris Whitelaw

A Oficina Poeta Azul integra a pureza natural e a beleza antiga da cultura algarvia e portuguesa em peças que surpreendem, que avivam os sentidos, como ferramentas de devaneio.

Pakk

Ana Rita Contente e Sandra Neto

Malas ergonómicas

O PAKK é um projeto criativo desenvolvido por Rita Contente e Sandra Neto, que pretende reinventar a mala pessoal convertendo-a numa segunda pele: um contentor anatómico, de design engenhoso, que resolve de forma ergonómica e esteticamente diferenciada, a necessidade de transporte de pertences de uso imediato, em modelos de bolsas atuais, práticas e confortáveis.

Pidutournée

Verónica Guerreiro e Paulo Tomé

Ecodesign

A dupla Pidutournée procura com ideias práticas e uma linguagem provocadora contribuir para um futuro sustentável. O resultado são vários objetos de design ecológico construído com materiais orgânicos locais – pedras e troncos – que se conjugam com materiais reciclados ou reutilizados – papel, cartão, vidro, entre outros. As suas peças são produzidas utilizando técnicas arcaicas e artesanais, dando origem a objetos únicos e funcionais que questionam a perceção atual do uso.

Followbirds

Barbara Pintar e Jordi Sàbat

Aplicação para observação de aves

Followbirds é uma aplicação para smartphone, concebida como um guia de campo para atividades de observação de aves no Algarve. A aplicação irá guiá-lo até aos melhores pontos de observação de aves, disponibilizando uma lista completa das espécies existentes em Portugal e irá registar as suas preciosas observações.

Manoli ortiz

Memória das Plantas

Estampagem Botânica

No meu atelier, na reserva natural da “Rocha da Pena”, aldeia da Penina-Loulé, rodeado por mais de 500 espécies de plantas, faço as minhas composições em tecido através de estampagens com plantas naturais,em plena comunhão e respeito pela natureza.

O projeto Memória das Plantas pretende criar uma linha de peças de decoração, utilizando em particular um arbusto muito típico no sul da Europa, “Cistus ladanifer” (Esteva).

Andreia Pintassilgo

Mãe Soberana - Identidade, Turismo e Cultura

Mãe Soberana – Identidade, Turismo e Cultura, é parte integrante da investigação, experimentação e projeto final a apresentar para a obtenção do grau de Mestre em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura, da Universidade do Algarve. O objectivo é desenvolver e testar os materiais de comunicação a apresentar.

Casa Brava

Julie Pereira e Marco Pinto

Cosmética & Loja Bio

Al-‘Ulyã – Terra de tradições. Criação de sabonetes e acessórios com design contemporâneo, inspirado na cultura ancestral do Mediterrâneo, nas suas fábricas de sabão e nos banhos árabes. Cada sabonete é“Made in Loulé”.

Fernando Madeira

“Os Bons Novos Tempos”

Banda Desenhada e Série Animada

Entre as tradições ligadas ao mar e ao cultivo da terra nasce o projeto Os Bons Novos Tempos. Uma serie animada e um album de banda desenhada serão o espaço de acção para aventuras de um grupo de amigos, com especial foco nos oficios tradicionais e recriação de futuros novos ofícios. A paisagem da Ria Formosa será a imagem de fundo.

Girls Love Hats

Andreia Costa

Decoração de Chapéus e Malas

Inspirada no mar e na praia, esta linha de acessórios convida a momentos de lazer e de descontração. As cestas, chapéus, malas, decoradas com elementos naturais convidam a passeios, piqueniques ou fins de tarde na esplanada.

Likecork

Sandra Louro

Mobiliário e Objetos Utilitários

A marca Like Cork combina o espírito aventureiro português e o respeito pela
natureza com inovadores produtos orgânicos eco-friendly, utilizando predominantemente a cortiça, pela riqueza das suas propriedades e pela qualidade e conforto do resultado final.

Ramalhete

Objetos artesanais enquadrados numa atitude ecológica, conciliam recursos locais com novos materiais, originando objetos multifuncionais e duráveis.

Célia Palma

Afoita

Design Ativista

Arte de Ver e Envolver a Natureza do meu Tempo in Algarve.
De linguagem independente, ativista & social, o projeto é inspirado no nosso tempo e na cultura algarvia.
A marca pretende questionar a comunidade com diferentes abordagens artísticas e sociais.

João Carrilho

Methods

Criação de acessórios em pele criados manualmente e com edições de produção restritas a 100 peças por design. A intenção deste projeto é criar peças onde os materiais e a construção manual falem mais alto.

Com a mesma lógica de trabalho, estética e produção, pretendemos criar produtos que combinam os materiais nacionais (ex: corduaria, mármores, madeiras, latão e metais, tecelagem, etc.) com a sabedoria de artesãos e produtores locais e/ou nacionais.

Razvan Crestin

Emancipação da Reciclagem

Projeto de investigação na área da reciclagem, mais especificamente a celulose, com o objectivo de criar um sistema manual de reaproveitamento dos materiais, envolvendo as faixas etárias mais jovens. Em paralelo, educar e reciclar.

 

Margarida Cartaxo

Fios e Linhas

Desenvolvimento de padrões e desenhos geométricos, inspirados no património e cultura locais, para aplicar em objectos têxteis de pequenas dimensões, utilizando, sempre que possível, fibras naturais e outros materiais da região, como a palma.

.

Carlos Sonderblohm

One Love Eco Sport

Linha de produtos desportivos ecológicos, principalmente para o surf, apaixonados pelo ambiente.

O uso de materiais de baixo impacto ambiental como a cortiça, madeira de agáve, criptoméria japonica entre outras, assim como materiais reciclados, e a cuidada escolha de processos de manufactura sustentáveis, aliando tecnologia avançada com a paixão pelo artesanato são garantia da qualidade e autenticidade das diferentes pranchas de surf.