#infinity

foi o nome escolhido para o projeto que a Inframoura, em parceria com o Loulé Design Lab* submeteu ao Fundo Ambiental na categoria de Produção e Consumo Sustentáveis. A seleção do projeto no top 10 a nível nacional permitiu o financiamento para o concretizar!
* incubadora integrada no projeto Loulé Criativo, da Câmara Municipal de Loulé

O projeto consiste no reaproveitamento pelos Designers e Makers do Loulé Design Lab, dos resíduos que a Inframoura recolhe diariamente. Estes resíduos terão uma nova vida, em ações que vão desde a renovação de mobiliário ao desmantelamento de monos para usar as matérias-primas, passando pela utilização de resíduos naturais das podas das áreas verdes de Vilamoura e Vila Sol. A missão maior é reintroduzir estes objetos em suposto fim de vida, de volta na vida das pessoas, na economia, e principalmente, ao serviço de instituições de solidariedade social.

O que é a economia circular?

Este conceito, que assenta na #redução, #reutilização, #recuperação, #renovação e #reciclagem de materiais inspirou-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais que gerem os recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem.
O foco é agora na preservação e valorização do capital natural e na minimização de desperdícios.
Neste conceito a palavra “eliminação” não existe, tudo tem que ser pensado como um ciclo fechado em toda a cadeia como valor:

Na Conceção/design » projetar para vários ciclos de vida, economicamente viáveis e ecologicamente eficientes. Pensar para durar mais e utilizar menos recursos.
Na Produção » mais limpa, limita-se a utilização de substâncias tóxicas, promove-se a eficiência energética e de materiais, identificam-se novas utilizações para subprodutos.
Na Distribuição » criar novas formas de distribuição conjunta e limitar e reutilizar o sobre-embalamento, privilegiando os ciclos curtos.
No Uso » maximizar a vida útil do produto e otimizar para a reparação e reutilização.

O nosso processo

Para implementar o projeto, planificamos
várias fases:

Numa 1ª fase, tivemos um primeiro encontro nos estaleiros da Inframoura, para conhecer não só a equipa da recolha dos resíduos e a tipologia dos monos, como também os materiais que são habitualmente recolhidos. Paralelamente, identificámos três Instituições de Solidariedade Social do concelho de Loulé, com o apoio do Departamento de Desenvolvimento Social e Saúde da CML nas áreas da infância, sénior e demência, que visitámos com vista ao levantamento das necessidades das mesmas.
Com base nestes encontros foi possível aos designers e makers selecionarem possíveis projetos para desenvolvimento.

Na 2ª fase, demos início ao processo criativo para o desenvolvimento das ideias e criámos metodologias com as equipas da Inframoura. Utilizámos algumas plataformas digitais para mantermos a comunicação entre os grupos de trabalho, nomeadamente sobre a oferta e a procura de materiais que fossem surgindo.

Na 3ª fase, após a realização dos projetos em desenho e em protótipos, foi necessária uma segunda ronda de encontros com todos os parceiros para avaliação e confirmação.

E por fim a 4ª fase, onde depois de validadas as ideias e protótipos, demos início à produção dos projetos. A mesma foi sempre acompanhada pelo permanente contacto com as equipas de recolha da Inframoura que foram dando, de forma célere, resposta às necessidades concretas de materiais e ou objetos, que foram surgindo junto dos criativos.

A equipa

A concretização do projeto Infinity foi possível pelo trabalho conjunto das equipas da Inframoura, do Loulé Design Lab e das instituições parceiras – Lar Casa do Povo do Ameixial, Fundação António Aleixo e Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer

Equipas da Inframoura e do Loulé Design Lab

André Silva Sancho
BlowPlastic
andresilvasancho@gmail.com

Leni Farenzena
For Nature Design
fornaturedesign@gmail.com

Gonçalo Gama
G Gama Design
sims1099@gmail.com

Gustavo Arguello e Carla Martins
Martins Arguello Design Studio
gustavo@martinsarguello.com

Marta Lourenço
PURE belovedbynature
belovedbynature@gmail.com

Sandra Neto
Mess
messmat.pt@gmail.com

Verónica Guerreiro e Paulo Tomé
PidutournéeDesign
vrevez@gmail.com

O vocabulário do Infinity

São conceitos parecidos mas diferem em pequenos detalhes, indispensáveis na linguagem corrente da economia circular e também no processo de trabalho das equipas do Infinity:

#reparar » mantém-se a função mas os materiais e componentes podem mudar (reparando avarias e fazendo a manutenção).
#reutilizar » mantém-se a forma e materiais, utilizando bens que já foram usados.
#recondicionar » restaura-se um produto antigo atualizando-o.
#remanufaturar » aproveitam-se componentes de um produto descartado, integrando-as no fabrico de um novo produto similar.
#redirecionar ou #realocar » aproveitam–se produtos ou componentes descartados, integrando-os no fabrico de novos produtos com uma nova função.
#restaurar » mantém-se a função, os materiais e componentes como eram na sua origem.

Compostagem e Regeneração

O projeto Infinity é na sua génese um projeto de economia circular, ao reintroduzir na cadeia de valor, objetos descartados que antes contribuiriam para o aumento da acumulação de resíduos.

A compostagem ou o acto de compostar é de grande importância para o projeto, uma vez que espelha, na prática, o conceito da economia circular.

Se percebermos como funciona a compostagem então percebemos o que é, e como funciona, a economia circular.

Compostar transforma matéria orgânica doméstica em composto orgânico que é utilizado para melhorar as propriedades do solo e a saúde das plantas, replicando o ciclo da vida na natureza. Se aplicarmos este conceito na economia circular falamos então de regeneração de produtos e materiais, em que “nada se perde, tudo se transforma”.

Os projetos

initial image

Peixe – Instrumento musical exterior

Instrumento para crianças, desenvolvido durante o Covid devido à necessidade de maior utilização de espaços exteriores, ajuda na estimulação dos sentidos (táctil, sonoro, visual) aumenta a capacidade de concentração e de raciocínio, podendo ser utilizado de forma individual ou coletiva.
O peixe sonoro, criado reutilizando tubos metálicos dos sinais de trânsito com diferentes diâmetros e comprimentos, produz sons mais agudos e mais graves. As cores foram inspiradas na costa da praia algarvia, sendo os tubos dos sons mais agudos pintados com cores quentes – degradê de laranja das dunas da costa algarvia, e os sons graves em cores mais frias – degradê de turquesa da água do mar do Algarve.

Leni Farenzena
For Nature Design

initial image

Casas de pássaros

Este objeto surge da necessidade de atrair pássaros para perto da Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer, a fim de alegrar um pouco o espaço exterior e aos utentes. Numa conjugação entre artes locais e matérias recicladas na região.
Estratégia: Extensão do ciclo de vida.

Gonçalo Gama
G Gama Design

initial image

Jardim Sensorial

Gavetas esquecidas que se perderam das suas cómodas e ganharam nova vida.Cada gaveta recebeu pés de cadeiras recuperadas. Estes pequenos jardins são experiências vivas que se transformam ao longo do tempo de acordo com o seu cuidado. A intenção é promover estímulos tácteis, visuais e olfativos e um pouco de verde para dentro dos espaços fechados, além de proporcionar aos utentes de mobilidade reduzida o prazer de cuidar de um pequeno jardim.
Estratégia: Recondicionar gavetas de móveis que já estavam danificados para criar um novo produto.
Remanufaturar e redirecionar um produto prolongando o seu ciclo de vida com uma nova função.

Gustavo Arguello e Carla Martins
Martins Arguello Design Studio

initial image

Moinho para ervas aromáticas

Moinho para ervas aromáticas constituído com uma base de granito octogonal e uma roda giratória de madeira maciça (mogno) que através de um cabo cilíndrico gira em torno de um eixo.
Poderão ser utilizadas folhas de pequenas dimensões de ervas aromáticas secas (orégãos, menta, alfazema, alecrim, entre outros) que serão colocadas por baixo da roda. Com um movimento rotativo da roda, as ervas serão friccionadas entre esta e a pedra, libertando aroma.
Estratégia: Reutilizar e redirecionar pedras de escadarias lascadas e peças de madeira. Valorizar excedentes de plantas aromáticas das podas de jardins: alfazema e alecrim.

Marta Lourenço
PURE belovedbynature

initial image

Dominor

Jogo de mesa em bio-resina composto por 28 peças de faces coloridas que podem ser emparelhadas com outras cromaticamente congruentes, colocando-as lado a lado. Visa estimular cognitivamente o jogador através de escalas de harmonia cromática e contrastes simultâneos, desafiando e exercitando a sua atenção e percepção.
Estratégia: Valorização de excedentes, subprodutos e resíduos com o objetivo de inovar na extração e uso de materiais a partir de fluxos de resíduos.

Sandra Neto
Mess

initial image

Acessórios de trabalho (sacos organizadores)

Sacos organizadores para uso diário destinado às funcionárias dos viveiros da Inframoura. Dar uma nova vida às lonas de publicidade, este era o principal objetivo, desenhou-se então um simples saco mas específico para o seu dia-a-dia. Com medidas específicas para facilitar o transporte do equipamento, vestuário de segurança e de ferramentas pequenas. O saco foi criado com bolsas interiores abertas que facilitam o retirar e posicionar de pequenas ferramentas e acessórios quotidianos. Contém uma fita em velcro ajustável para transporte de garrafas. No exterior existem bolsos laterais com abas com medidas próprias para resguardo das luvas de trabalho e ferramentas pequenas como a tesoura de podar.
Estratégia: Extensão do ciclo de vida de lonas usadas reutilizando-as na remanufatura de sacos organizadores e de transporte.

Verónica Guerreiro e Paulo Tomé
PidutournéeDesign

initial image

Fragmentum

“Assumindo o upcycling como meio de elevação do desperdício ao produto de valor acrescentado, foi explorada a estética de construção, de processo, de mutação, mas mais que tudo, da materialização de um conceito”
Estratégia: Extensão do ciclo de vida

André Silva Sancho
BlowPlastic

initial image

Cadeiras Retalhadas

São duas cadeiras iguais de sala de jantar com apoio de braços, foram descartadas devido ao desgaste exterior das suas forras. Foram recondicionadas para uso em ambiente exterior. Optou-se por criar novas forras, reutilizando pedaços de lonas usadas recortadas, procurou-se assumir o modelo de retalho para construir um padrão de cores dinâmicas.
A lona é uma material impermeável, conferindo-lhe proteção extra para uso em ambientes exteriores.
Estratégia: Reparar e recondicionar para prolongar a vida útil

Verónica Guerreiro e Paulo Tomé
PidutournéeDesign

initial image

Compostor

Feito a partir de madeira de paletes, foi desenhado com medidas standardizadas para se usar nas bancadas das cozinhas onde se pode arrumar facilmente devido aos rodízios. É composto por 3 módulos individuais que se separam e mudam de ordem permitindo a recolha dos desperdícios alimentares no módulo superior, a maturação do composto no segundo módulo e a recolha do húmus líquido no terceiro.
Os puxadores foram reutilizados de uma cómoda antiga existindo em ambos os lados para permitir o fácil manuseamento. O tampo, com dupla abertura permite que o módulo superior seja usado em ambos os lados. É forrado com lona usada no interior para prolongar a vida útil das madeiras.
Estratégia: Realocamento de matéria prima (madeira) e reutilização de lonas

Verónica Guerreiro e Paulo Tomé
PidutournéeDesign

initial image

Jogo Geoboard

Assentos de cadeiras usadas transformaram-se em tabuleiros para um jogo estimulante e criativo. Trata-se de uma matriz de pinos de madeira onde com elásticos coloridos e de diferentes tamanhos é possível desenhar uma infinidade de figuras, letras, números e tudo o que a imaginação permitir. Estimula a motricidade fina, imaginação, abstração e comunicação. Jogo de dupla função:lúdica e decorativa. O seu formato diferenciado permite um apoio confortável sobre as poltronas usadas nas Instituições, dobrados e pendurados na parede podem se transformar em quadros. Estratégia: Recondicionar assentos de cadeiras com madeira maciça que já estavam danificados para criar um novo produto. Remanufaturar e redirecionar um produto prolongando o seu ciclo de vida com uma nova função.

Gustavo Arguello e Carla Martins
Martins Arguello Design Studio

initial image

Mesa lateral

A mesa lateral criada para o Lar Casa do Povo do Ameixial, tem o propósito de melhorar o conforto e a qualidade de vida de pessoas idosas. Criou-se esta mesa auxiliar para apoio a copos, chávenas ou pratos, a refeições leves, ou para suporte de pequenos objetos pessoais e uso em jogos.
É de fácil manobra, dispondo de 4 rodas para facilitar a deslocação e o tampo possui cantos arredondados para maior segurança dos idosos.
Foi dada uma segunda vida aos tubos dos stands de publicidade reutilizando-os na estrutura da mesa e para tampo reutilizou-se parte de uma placa de OSB de restos de uma obra.
Estratégia: Dar uma segunda vida às estruturas metálicas dos stands de publicidade na criação de uma mesa auxiliar para idosos.

Leni Farenzena
For Nature Design

initial image

Mateó

Jogo de mesa em bio-resina composto por 28 peças contendo texturas e pequenos objetos passíveis de identificar e relacionar por tamanho e material, mediante um exercício de análise visual.Existem 14 duplas possíveis, em que se identifica uma textura e se procura o seu par análogo (objeto ou material). Este jogo de reconhecimento textural e material tem como objetivo estimular a memória pessoal rápida e a capacidade de relacionar imagens por semelhança.
Estratégia: Valorização de excedentes, subprodutos e resíduos com o objetivo de inovar na extração e uso de materiais a partir de fluxos de resíduos

Sandra Neto
Mess

initial image

Móvel Oliva

Móvel com máquina de costura Oliva CL 50, a primeira máquina de costura automática de marca portuguesa, para apoio à sala de costura do lar de Idosos. O móvel usado e de longa data, foi totalmente restaurado e a máquina de costura reparada e adaptada. Isto foi conseguido através da instalação de uma correia passando a máquina a trabalhar de forma manual, com o objectivo de contribuir para estimular a motricidade dos utentes, nomeadamente dos membros inferiores.
Estratégia: Estender a vida útil do móvel e da máquina que se encontravam fora de uso. Ambos foram todos restaurados e a máquina de costura reparada e adaptada a manual.

Leni Farenzena
For Nature Design

initial image

Pedaleiras estacionárias

Constatado o ritmo sedentário dos utentes do Lar Casa do Povo do Ameixial, foi pensada a construção de 2 pedaleiras + 1 pedaleira com ventoinha em pinho reaproveitado de paletes, de forma a exercitar os membros inferiores e superiores, reduzindo assim o decréscimo da mobilidade da comunidade que lá reside.
Estratégia: Extensão do ciclo de vida.
Silva Sancho
André Silva Sancho

initial image

Cozinha de exterior para crianças

Estrutura de uma cozinha, com dimensões adequadas à faixa etária compreendida entre 3 e os 7 anos, construída em madeira, para ser utilizada no exterior. Possui um recipiente para colocar água com uma mini torneira. Um espaço de fogão e forno pensado essencialmente nas brincadeiras do
“faz de conta” que possam surgir.
Estratégia: Reutilizar e redirecionar paletes e peças de madeira.
Extensão do ciclo de vida de objetos de plástico.

Marta Lourenço
PURE belovedbynature