RESIDENTES

Da primeira fase de candidaturas, que teve lugar em Agosto de 2017, resultou a selecção de 10 projetos residentes, que desde Setembro do mesmo ano, tem estado a investigar, explorar, desenvolver, executar num ambiente dinâmico e produtivo.

Casa Brava

Julie Pereira e Marco Pinto

Cosmética & Loja Bio

Al-‘Ulyã – Terra de tradições. Criação de sabonetes e acessórios com design contemporâneo, inspirado na cultura ancestral do Mediterrâneo, nas suas fábricas de sabão e nos banhos árabes. Cada sabonete é“Made in Loulé”.

Fernando Madeira

“Os Bons Novos Tempos”

Banda Desenhada e Série Animada

Entre as tradições ligadas ao mar e ao cultivo da terra nasce o projeto Os Bons Novos Tempos. Uma serie animada e um album de banda desenhada serão o espaço de acção para aventuras de um grupo de amigos, com especial foco nos oficios tradicionais e recriação de futuros novos ofícios. A paisagem da Ria Formosa será a imagem de fundo.

Girls Love Hats

Andreia Costa

Decoração de Chapéus e Malas

Inspirada no mar e na praia, esta linha de acessórios convida a momentos de lazer e de descontração. As cestas, chapéus, malas, decoradas com elementos naturais convidam a passeios, piqueniques ou fins de tarde na esplanada.

Likecork

Sandra Louro

Mobiliário e Objetos Utilitários

A marca Like Cork combina o espírito aventureiro português e o respeito pela
natureza com inovadores produtos orgânicos eco-friendly, utilizando predominantemente a cortiça, pela riqueza das suas propriedades e pela qualidade e conforto do resultado final.

Merkhabala

Eurico Brito

Pirogravura em madeira

A linha Merkhabala apresenta a maestria do desenho, quer geométrico ou figurativo, aliado ao rigor da técnica da pirogravura, para personalizar e produzir várias peças de artesanato em madeira.

Sigues

Silvia Rodrigues

Eco Jóias

A Sigues é uma marca de produtos feitos à mão com papel de jornal. Esta linha de jóias, malas, candeeiros, entre outros, pretende defender a conservação do meio ambiente através da reutilização de materiais e a sua conjugação com boas práticas de sustentabilidade.

Oficina Poeta Azul

Sofia Correia e Chris Whitelaw

A Oficina Poeta Azul integra a pureza natural e a beleza antiga da cultura algarvia e portuguesa em peças que surpreendem, que avivam os sentidos, como ferramentas de devaneio.

Pakk

Ana Rita Contente e Sandra Neto

Malas ergonómicas

O PAKK é um projeto criativo desenvolvido por Rita Contente e Sandra Neto, que pretende reinventar a mala pessoal convertendo-a numa segunda pele: um contentor anatómico, de design engenhoso, que resolve de forma ergonómica e esteticamente diferenciada, a necessidade de transporte de pertences de uso imediato, em modelos de bolsas atuais, práticas e confortáveis.

Pidutournée

Verónica Guerreiro e Paulo Tomé

Ecodesign

A dupla Pidutournée procura com ideias práticas e uma linguagem provocadora contribuir para um futuro sustentável. O resultado são vários objetos de design ecológico construído com materiais orgânicos locais – pedras e troncos – que se conjugam com materiais reciclados ou reutilizados – papel, cartão, vidro, entre outros. As suas peças são produzidas utilizando técnicas arcaicas e artesanais, dando origem a objetos únicos e funcionais que questionam a perceção atual do uso.

Followbirds

Barbara Pintar e Jordi Sàbat

Aplicação para observação de aves

Followbirds é uma aplicação para smartphone, concebida como um guia de campo para atividades de observação de aves no Algarve. A aplicação irá guiá-lo até aos melhores pontos de observação de aves, disponibilizando uma lista completa das espécies existentes em Portugal e irá registar as suas preciosas observações.

Manoli ortiz

Memória das Plantas

Estampagem Botânica

No meu atelier, na reserva natural da “Rocha da Pena”, aldeia da Penina-Loulé, rodeado por mais de 500 espécies de plantas, faço as minhas composições em tecido através de estampagens com plantas naturais,em plena comunhão e respeito pela natureza.

O projeto Memória das Plantas pretende criar uma linha de peças de decoração, utilizando em particular um arbusto muito típico no sul da Europa, “Cistus ladanifer” (Esteva).

Ana Custódio

Weaving Studio

Tecelagem

Projeto que visa a preservação e valorização da Tecelagem através da criação de tecidos artesanais com um toque contemporâneo. Cada peça, concebida à medida e exclusiva é tecida em tear manual.

Inspirado no conceito de economia circular, prevê a conjugação de fios de origem portuguesa (sobretudo lã, algodão e linho), com a reutilização de materiais (excedentes têxteis, plástico ou outros).

Pedro Ramalhete

Num contexto de desmaterialização do design, a resolução de problemas através de novos conceitos, numa atitude consciente, ecológica, considerando os recursos locais, e conciliando os materiais regionais com “novos materiais”. Emergindo projetos com identidade enraizada e harmonizada à universalidade do conceito.