CASA ANIMAL

CASA-ANIMAL

A Casa-animal é uma escultura-monumento-palco metálica, desmontável e transportável, que resulta da colaboração entre a Musa paradisiaca e o Arquiteto Miguel Roxo, com o apoio do Engenheiro Vasco de Barros. Construída a partir de uma noção híbrida de escala, entre homem e animal, a Casa-animal é um lugar que partilha qualidades de abrigo, capela e estrebaria. Este objeto será instalado ao ar livre, na cidade de Loulé, na Cerca do Convento do Espírito Santo, durante o período de 3 a 18 de Novembro de 2017.

Com diversas sessões programadas, a Casa-animal desafiou a comunidade a intervir neste pequeno palco. As propostas foram selecionadas e serão coordenadas pelo Loulé Design Lab e Divisão de Cultura, Bibliotecas e Arquivo da Câmara Municipal de Loulé.

Programação

3 novembro – sexta feira
19h // Musa paradisiaca // apresentação e projeção do filme Mestres da Velocidade, 2017

4 novembro – sábado
10h-12h // Trava Línguas // jogo interactivo com o público e em simultâneo, teatro invisível, provocando momentos de boa disposição e interacção com o público.
18h-20h // Conta-me um segredo // uma cadeira e pura e simplesmente disponibilidade para ouvir. Na época de maior facilidade de contacto (ao primir de um botão), é inacreditável que as pessoas tenham tanta dificuldade para serem ouvidas.
22h // Mateus Verde // concerto (duração 40 min)

8 novembro – quarta feira
14h20-16h // Aula do Clube de Teatro // Escola EB1 Eng. Duarte Pacheco
17h40-19h30 // Conservatório de Música de Loulé // Aula de guitarra e aula de violino

9 novembro – quinta feira
10h-16h // Reflexão e exposição Violência e Maus-tratos – Uma Abordagem Visual // Alunos do 10º ano do Curso Profissional de Multimédia, da Escola Secundária de Loulé. Coordenação Prof. Julio Pereira e Prof. Jaime Travassos
17h-18h // Pedra Parva – Música electrónica experimental com recurso a circuit bent toys, noise machines e sintetizadores analógicos.
21h-23h // Amor Próprio // Vídeo-performance onde uma mulher se liberta de velhos estereótipos, despe a roupagem de mulher-modelo/ mulher- vítima e solta-se para partir em direção a um caminho novo. (4″25)

10 novembro – sexta feira
10h-13h // Bioco Tradition // Capa Bioco e a história da época em que foi proíbida até aos dias hoje.
15h-17h // By Family // Decoração de Interiores – low cost
18h-20h // Post Scriptum // Performance, teatro invisível, música e poesia visual. Num tempo, não assim tão distante, escreviam-se cartas aos entes queridos. As personagens desta história e desse tempo encontram-se neste espaço, em que recordar é viver.
20h30 // A_MAR // performance sensorial (duração 30 min) – (re)construção de uma geografia afetiva, simbólica, visual e musical ligada aos lugares comuns do homem: espaço urbano, serra e mar.

11 novembro – sábado
10h-15h // AQUI // Instalação tipográfica construída
com base em produtos alimentares de origem local, apoiada mensagens de alerta sobre a questão das distâncias percorridas pelos produtos alimentares que ingerimos. O público poderá degustar a matéria-prima e reorganizar a composição.
18h // Public Castration – cancelada // Performance (duração 15 min) Existe uma mulher que se transforma em animal e um homem da máquina eléctrica, que atrás dela, reproduz o sentido aural dos entes e das coisas.

13 novembro – segunda feira
14h-16h30 // Sigues with love // Exposição de peças de adorno feitas em papel de jornal
21h-23h – Loulé Film Office apresenta Mini Cinema – Powered by Shortcutz

14 novembro – terça feira
11h-17h // Girls Love Hats // Recriação de ninho de pássaros, recheado de chapéus e malas de empreita decorados, num cenário animalesco.
21h-23h – Loulé Film Office apresenta Mini Cinema – Powered by Shortcutz

15 novembro – quarta feira
14h30-17h // Alessa Dresel // Apresentação de portfolio de design de produto (em inglês)
21h-23h – Loulé Film Office apresenta Mini Cinema – Powered by Shortcutz

16 novembro – quinta feira
11h-12h  //  Associação Existir  //  Exposição de pintura
14h30-16h30 // Oficina Poeta Azul // as ferramentas tecnológicas
21h-23h – Loulé Film Office apresenta Mini Cinema – Powered by Shortcutz

17 novembro – sexta feira
14h30-16h30 // Merkhabala // Apresentação da arte de pirogravar em madeira e pequena exposição de peças pirogravadas acompanhadas de rodagem de imagens em vídeo.
21h-23h – Loulé Film Office apresenta Mini Cinema – Powered by Shortcutz

18 novembro – sábado
10h-13h // LikeCork // Workshop para crianças acompanhadas ou adultos que queiram experimentar trabalhar a cortiça – fazer um íman com um desenho tradicional. (necessário inscrição prévia*)
14h-22h // Quero ter-te por perto // Instalação artística com alguns produtos Pidutournée, lançamento revista Esfera #5, leitura de poesia e projecção de curta metragem “De vez em quando levanto-me e vou à janela”

* Os workshops assinalados requerem inscrição prévia. Por favor, enviar workshop pretendido, nome e número de participantes para o e-mail info@louledesignlab.pt. Pedimos também que cheguem 10 minutos antes para validar a reserva. A falta de comparência liberta a vaga para outros interessados.

Os eventos realizados na Casa-animal são da responsabilidade de cada um dos intervenientes.

 

Em parceria com: